CURSO CAPACITAÇÃO EM PSICANÁLISE


O curso de Capacitação em Psicanálise é livre e propõe saúde mental, através da reflexão subjetiva, visando melhor qualidade de vida. O curso objetiva também o ensino da ocupação de Psicanalista. O formado poderá atuar em setting analíticos, clínicas, escolas, igrejas, etc.

Esse curso está moldado no "tripé" analítico: a teoria psicanalítica com suporte em plataforma on line de estudos; a análise terapêutica do aluno; e a análise piloto (analisante), realizada pelo aluno, e supervisionada por um de nossos professores". O Instituto VerAlém possui parcerias com organizações e instituições que oferecem demandas terapêuticas.

A profissão de Psicanalista não é regulamentada no Brasil e em nenhum outro país, porém está prevista na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações - realizada pelo Ministério do Trabalho. A CBO reconhece a existência de determinada ocupação e não a sua regulamentação sob o número 2515-050.

date_range Duração
Mínima de 2 anos

access_time Carga Horária
Total de 1.180 horas

event_note Horário das aulas
Mensais, semanais ou quinzenas, dependendo do polo.

mode_edit Inscrição
Pelo whatsapp: (21) 9.7123-5705
e-mail: contato@institutoveralem.com.br
ou aqui no site:

Amparo Legal


Jurisprudências no Brasil e no mundo, a Psicanálise é exercida livremente (não é regulamentada), contudo sob critérios éticos bastante rígidos. No nosso caso, no Brasil, seu exercício se dá de acordo com o artigo 5. º, incisos II e XIII da Constituição Federal. Sobre a legalidade da prática profissional psicanalítica, veja-se o Parecer do Conselho Federal de Medicina, Processo Consulta 4.048/97 de 11/02/98. Veja-se também o Parecer 309/88 da Coordenadoria de Identificação Profissional do Ministério do Trabalho, o Parecer n.º 59/2000 do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República, do Distrito Federal, Com base no CBO nº. 2515-50 (classificação Brasileira de Ocupação) do Ministério do Trabalho, a ocupação psicanalítica não é uma especialização, é uma formação que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições formadores (Sociedades), podendo o psicanalista ter diferentes formações em nível de 3º grau ou graduação compatível em diferentes áreas de atuação.


Quais as exigências para matrícula no curso?


  • Ter concluído o ensino superior (em qualquer área), ou estar cursando (mediante declaração comprobatória).
  • Ter a disponibilidade para os encontros presenciais.
  • Disponibilidade para acesso na plataforma de estudos on line.
  • Estar ciente de que as análises terapêuticas e as análises piloto supervisionadas constituem parte de nossa matriz curricular.

Quais os diferenciais do curso?


  • Professores escolhidos pela capacidade, títulos reconhecidos (especialistas, mestres, doutorando e doutor), e experiência em setting analíticos.
  • Plataforma exclusiva de estudos on line, em apoio à aprendizagem e saber psicanalítico.

  • Aulas gravadas, textos escolhidos dos autores, artigos acadêmicos, e-books, vídeos, filmes, e fóruns de discussões.
  • Curso reconhecido pela robustez do tripé analítico (teoria, análises terapêuticas, análises piloto supervisionadas).
  • Parcerias formadas para direcionamento de nossos alunos às instituições, com a finalidade da prática das análises piloto supervisionadas.
  • O VerAlém possui sua própria Associação de Psicanalistas - APV. Fundada para apoio e orientação de nossos psicanalistas formados e formandos.




Conheça a APV !

Associação de Psicanalistas Veralém