PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIA PSICANALÍTICA


Justificativa

As demandas emocionais, cada vez mais crescem na sociedade do consumo.

Pessoas e grupos apresentam necessidades psíquicas, e manifestam carências e demandas afetivas. Setting analíticos são procurados por pessoas que, de alguma forma, encontram-se em crises emocionais, familiares e existenciais. É crescente a cultura da auto-medicação, interferindo na construção de conceitos de forma saudável. Multiplicam-se as crises pessoais de ordem familiar e social. Levando-se em conta tais fatos, o Instituto VerAlém oferece um curso voltado para a saúde mental do indivíduo, através da reflexão subjetiva oferecida pela psicanálise.

date_range Duração
12 meses - um módulo por mês

access_time Carga Horária
Total de 360 horas

event_note Horário das aulas
Todos os 1ºs. sábados de cada mês.

mode_edit Inscrição
Pelo whatsapp: (21) 9.7123-5705
e-mail: contato@institutoveralem.com.br
ou aqui no site:

Objetivos


Objetiva em primeiro lugar, propor saúde mental, através da reflexão subjetiva oferecida pela psicanálise, visando uma melhor qualidade de vida, e ressignificação do que seria apresentado como patologia e traumas psíquicos.

Em segundo lugar a formação do Psicanalista Profissional, conforme Classificação Brasileira de Ocupações, CBO nº2515-50, do Ministério do Trabalho e Emprego, atuando em consultórios, clínicas psicológicas, escolas, igrejas, empresas e instituições da área de comportamento humano, educação e saúde, podendo exercer a profissão em todo Território Nacional.

No final do curso o aluno estará apto para clinicar, após liberação de alvará específico pela prefeitura de sua cidade e dar aulas em cursos de psicanálise ou similares. O futuro psicanalista apresentará o certificado de capacitação em psicanálise, a declaração de análises individuais, e análises piloto supervisionadas, carteira de associado de alguma associação psicanalítica, para pedir um alvará de funcionamento na prefeitura da localização da sala, que servirá como set analítico. O profissional pagará o ISS (Imposto Sobre Serviço) de sua cidade, e a sua própria contribuição INSS como autônomo


Público-Alvo


Médicos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, pastores, padres, sacerdotes, conselheiros, profissionais de humanas, técnicas, e exatas, líderes em geral e todos os que queiram aperfeiçoar-se em teoria e métodos psicanalíticos.


Corpo Docente


Professores com formação acadêmica, pós-graduados, e com experiência em setting analíticos.


Metodologia


Buscando o aprimoramento acadêmico e profissional que proporcione um diferencial na formação acadêmica profissional. O processo de ensino-aprendizagem será realizado através de:

  • Aulas presenciais
  • Seminários/Congressos
  • Conferências
  • Trabalhos de Pesquisa.
  • Estudos de Casos
  • Oficinas de Trabalhos

Esta metodologia amplia o universo de percepção e ação dos participantes do curso.


Interdisciplinaridade


A integralização de disciplinas é consolidado por um projeto efetivado no decorrer do curso e inspirado em problemas originados da realidade e pelo emprego de estudos de casos e dinâmicas de grupo. O projeto atua como um fio condutor dos conceitos e das práticas, cuja aplicação é orientada pelos professores. O processo de ensino-aprendizagem é voltado para a ação, ou seja, para a solução de problemas típicos.


Conteúdo Programático


Escolas Psicanalíticas

Carga Horária: 30 hs

Psicanálise, sua origem, principais conceitos e desenvolvimentos posteriores: Karl Abraham, Sandor Firenzci e Ana Freud). Escola francesa (Françoise Dolto e Felix Guattari). Escola inglesa. Escola americana.

Sexualidade Humana

Carga Horária: 30 hs

Dependência emocional. Desenvolvimento da sexualidade. As aberrações sexuais freudianas. Metamorfose da puberdade. Sexualidade e perversão em Freud e Lacan. Parafilias; perversão e histeria; perversão sádica, masoquista; voyeurismo..

Metodologia da Pesquisa

Carga Horária: 30 hs

Pressupostos da pesquisa. Conhecimento científico: epistemologia e paradigmas. Fichamentos. Resumos. Resenhas. Referências bibliográficas. Utilização de instrumentais de pesquisa. Regras acadêmicas. Trabalho científico segundo as normas da ABNT. Artigo Acadêmico. Projeto de pesquisa.

Linguagem e Psicanálise

Carga Horária: 30 hs

Origem e abrangência da semiologia ou semiótica. Categorias Formais da Experiência e Pensamentos. 03 tipos de Signos. Auctoris, Lectoris, e Operatis. Signos (representação); significante (imagem acústica); significado (conceito). Distinção de mundo da representação do mundo real. Relações sintagmáticas e associativas. Funções da linguagem. Paralinguísticos. Neurolinguística. Conceitos de "significante" em Jacques Lacan.

O inconsciente

Carga Horária: 30 hs

A descoberta do Inconsciente: base histórica e filosófica. A teoria do Inconsciente na obra freudiana. A teoria do Inconsciente nas obras lacaniana, kleiniana, e junguiana..

Psicanálise de Lacan I

Carga Horária: 30 hs

Tópicas dos Seminários II, III, V, de Lacan O universo simbólico. O grande Outro. Fala e linguagem. O desejo, a vida e a morte. Metáfora e metonímia. Transferência de significado. Foraclusão do Nome-do-Pai.

Psicanálise de Lacan II

Carga Horária: 30 hs

O Sujeito e o Outro. Tiquê e autômaton. Rede dos significantes. Tópicas dos Seminários XI, XXII e XXIII de Lacan. O imaginário, o simbólico e o real (RSI). O Sinthoma.

Seminário TCC

Carga Horária: 30 hs

Orientação e delimitação do objeto de estudo; estruturação do projeto de pesquisa; produção e redação de pesquisa.

Estruturas Clínicas da Psicanálise I

Carga Horária: 30 hs

Neurose e conceitos; neuroses traumáticas e ordinárias em Édipo; grupos de transtornos (de ansiedade, fóbicos, e obsessivo-compulsivo). A culturalidade e a perversão; neuroses atuais; o discurso perverso; perversão, desejo e pulsão; perversão em Lacan (recusa, lei e desafio). Estudos de casos.

Estruturas Clínicas da Psicanálise II

Carga Horária: 30 hs

A teoria Freudiana das Psicoses. A dinâmica da psicose no aparelho psíquico, diferenças entre Neurose e Psicose. A teoria lacaniana das psicoses. Os tipos de psicose e a clínica do psicótico. Psicose e transferência. Estudos de casos.

Freud e a Religião

Carga Horária: 30 hs

Os escritos de Freud sobre a religião. Religião e neuroses. Cerimoniais religiosos e atos obsessivos. A religião como produção de sentidos. Totem e Tabu. Moisés e o monoteísmo. Neurose demoníaca. Futuro de uma ilusão. Pfister e Freud. A ilusão de uma futuro. Lacan e a religião. Jung e a religião.

Psicanálise Infantil

Carga Horária: 30 hs

A criança e a psicanálise. Psicoses, neuroses e crianças. A psicanálise e o desenvolvimento infantil na aprendizagem. A questão da normalidade. Sexualidade infantil. A família, escola e sociedade frente aos distúrbios do comportamento. Técnicas de ludoterapia dentro da abordagem e escuta psicanalítica. Típicas da psicanálise kleiniana, winnicottiana, e bioniana.

Atividades Complementares


Seminários, visitas, técnicas, e workshops.


Tecnologia


É disponibilizado para os alunos 02 (dois) laboratórios de informática além de 03 (três) terminais de consulta na biblioteca.


Certificação


A certificação do curso será procedida pela Instituição Ensino Superior, conforme a habilitação concedida pelo Ministério da Educação.





Conheça a APV !

Associação de Psicanalistas Veralém