Pós-Graduação em Teoria e Clínica Psicalítica

O aluno terá acesso a um completo Curso a Distância em Psicanálise. O intuito é o desenvolvimento pessoal e uma melhor compreenção sobre as relações humanas e os fenômenos comportamentais.


Justificativa

As demandas emocionais, cada vez mais crescem na sociedade do consumo.

Pessoas e grupos apresentam necessidades psíquicas, e manifestam carências e demandas afetivas. Setting analíticos são procurados por pessoas que, de alguma forma, encontram-se em crises emocionais, familiares e existenciais. É crescente a cultura da auto-medicação, interferindo na construção de conceitos de forma saudável. Multiplicam-se as crises pessoais de ordem familiar e social. Levando-se em conta tais fatos, o Instituto VerAlém oferece um curso voltado para a saúde mental do indivíduo, através da reflexão subjetiva oferecida pela psicanálise.

date_range

Duração

18 meses - um módulo por mês


access_time

Carga Horária

Total de 500 horas/aula


event_note

Horário das aulas

Todos os 1ºs. sábados de cada mês.


Inscrição

(21) 9.7123-5707 whatsApp
contato@institutoveralem.com.br
ou aqui no site:


Matricule-se já!

Objetivos


Objetiva em primeiro lugar, propor saúde mental, através da reflexão subjetiva oferecida pela psicanálise, visando uma melhor qualidade de vida, e ressignificação do que seria apresentado como patologia e traumas psíquicos.

Em segundo lugar o aprimoramento daquele que exerce a ocupação de Psicanalista, conforme a Classificação Brasileira de Ocupações, CBO nº2515-50, do Ministério do Trabalho e Emprego.


Público-Alvo


Médicos, psicólogos, sociólogos, antropólogos, pastores, padres, sacerdotes, conselheiros, profissionais de humanas, técnicas, e exatas, líderes em geral e todos os que queiram aperfeiçoar-se em teoria e métodos psicanalíticos.


Corpo Docente


Professores com formação acadêmica, pós-graduados, e com experiência em setting analíticos.


BRUNO CARNEIRO

Mestrando em História (UNIVERSO/2019); Pós-graduado em Teoria Psicanalítica (FACEI/2018); Especialista em psicopedagogia institucional (ISEAC/2014); Psicanalista (IBECC/2012); Licenciado em História (FCE - UNIFIEO/2018); Licenciado em Filosofia (FISIG/2016) Bacharel em Teologia (FACETEN/2015). Bacharelado livre em Teologia, com ênfase ministerial (STPRJ/2008). Bacharel em Filosofia (FJC/2010). Palestrante. Membro efetivo da Associação de Psicanalista VerAlém (APV).



Currículo Lattes

DIOGO BONIOLI

Mestrando em Psicologia, área de concentração cognição social (UCP), licenciado em psicologia (UNESA/2007), formado em psicologia (UNESA/2008). Especialista em Análise, Gerência e Projetos de Sistemas (UNESA/2009), especialista em Tecnologias em Educação (PUC-Rio/2014), especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação Educacional (UCAM  / 2017). Licenciado em filosofia (AVM/2012). Palestrante. Membro efetivo da Associação de Psicanalistas VerAlém (APV).



Currículo Lattes

ELIEZER ASSIS

Doutorado em ciências humanas, área da teologia (PUC-RIO/2011), mestrado em ciências humanas, em teologia (PUC-RIO/2007), graduado em teologia (PUC-RIO/2004). Graduado em psicologia (FAMATH/2016). Especialização em andamento em psicologia jurídica (UCAM). Conselheiro da Associação de Psicanalistas VerAlém (APV).



Currículo Lattes

MARCOS TORRES

Mestrado em educação (USALIZATE/2019), especialista em tutoria em educação à distancia (FBM / 2016), especialista em tecnologia educacional (FACNEC/2001), pedagogo (FACNEC/1992), especialista em psicopedagogia (FESL/2018), especialista MBA em gestão de pessoas (CBM/2013), psicólogo (FAMATH/2005), psicanalista (SPOB/1998), extensão em dependência química (UVA/1998), extensão em perícia criminal e psicológica (UVA/2010). Palestrante. Membro efetivo da Associação de Psicanalistas VerAlém (APV).


Currículo Lattes

SERGIO GIL

Mestrado em ciências das religiões (PPGCdR-FUV/2014); especialista em teoria psicanalítica (FACEI/2018), bacharelado em sociologia (UFF/2018); capacitado em psicanálise (CEPTEP/2013); especialização em ensino religioso (ESAB/2013); bacharelado em teologia (EST/2010); extensão em filosofia (CECIERJ/2015). Palestrante. Autor do livro "Comunhão Contemporânea". Fundador e conselheiro da Associação de Psicanalistas VerAlém (APV).


Currículo Lattes


Metodologia


Buscando o aprimoramento acadêmico e profissional que proporcione um diferencial na formação acadêmica profissional. O processo de ensino-aprendizagem será realizado através de:

  • ◉ Aulas presenciais
  • ◉ Seminários/Congressos
  • ◉ Conferências
  • ◉ Trabalhos de Pesquisa.
  • ◉ Estudos de Casos
  • ◉ Oficinas de Trabalhos

Esta metodologia amplia o universo de percepção e ação dos participantes do curso.


Interdisciplinaridade


A integralização de disciplinas é consolidado por um projeto efetivado no decorrer do curso e inspirado em problemas originados da realidade e pelo emprego de estudos de casos e dinâmicas de grupo. O projeto atua como um fio condutor dos conceitos e das práticas, cuja aplicação é orientada pelos professores. O processo de ensino-aprendizagem é voltado para a ação, ou seja, para a solução de problemas típicos.


Conteúdo Programático

Escolas Psicanalíticas

Carga Horária: 30 hs

Psicanálise, sua origem, principais conceitos e desenvolvimentos posteriores: Karl Abraham, Sandor Firenzci e Ana Freud). Escola francesa (Françoise Dolto e Felix Guattari). Escola inglesa. Escola americana.

Sexualidade Humana

Carga Horária: 30 hs

Dependência emocional. Desenvolvimento da sexualidade. As aberrações sexuais freudianas. Metamorfose da puberdade. Sexualidade e perversão em Freud e Lacan. Parafilias; perversão e histeria; perversão sádica, masoquista; voyeurismo..

Metodologia da Pesquisa

Carga Horária: 30 hs

Pressupostos da pesquisa. Conhecimento científico: epistemologia e paradigmas. Fichamentos. Resumos. Resenhas. Referências bibliográficas. Utilização de instrumentais de pesquisa. Regras acadêmicas. Trabalho científico segundo as normas da ABNT. Artigo Acadêmico. Projeto de pesquisa.

Linguagem e Psicanálise

Carga Horária: 30 hs

Origem e abrangência da semiologia ou semiótica. Categorias Formais da Experiência e Pensamentos. 03 tipos de Signos. Auctoris, Lectoris, e Operatis. Signos (representação); significante (imagem acústica); significado (conceito). Distinção de mundo da representação do mundo real. Relações sintagmáticas e associativas. Funções da linguagem. Paralinguísticos. Neurolinguística. Conceitos de "significante" em Jacques Lacan.

O inconsciente

Carga Horária: 30 hs

A descoberta do Inconsciente: base histórica e filosófica. A teoria do Inconsciente na obra freudiana. A teoria do Inconsciente nas obras lacaniana, kleiniana, e junguiana..

Psicanálise de Lacan I

Carga Horária: 30 hs

Tópicas dos Seminários II, III, V, de Lacan O universo simbólico. O grande Outro. Fala e linguagem. O desejo, a vida e a morte. Metáfora e metonímia. Transferência de significado. Foraclusão do Nome-do-Pai.

Psicanálise de Lacan II

Carga Horária: 30 hs

O Sujeito e o Outro. Tiquê e autômaton. Rede dos significantes. Tópicas dos Seminários XI, XXII e XXIII de Lacan. O imaginário, o simbólico e o real (RSI). O Sinthoma.

Seminário TCC

Carga Horária: 30 hs

Orientação e delimitação do objeto de estudo; estruturação do projeto de pesquisa; produção e redação de pesquisa.

Estruturas Clínicas da Psicanálise I

Carga Horária: 30 hs

Neurose e conceitos; neuroses traumáticas e ordinárias em Édipo; grupos de transtornos (de ansiedade, fóbicos, e obsessivo-compulsivo). A culturalidade e a perversão; neuroses atuais; o discurso perverso; perversão, desejo e pulsão; perversão em Lacan (recusa, lei e desafio). Estudos de casos.

Estruturas Clínicas da Psicanálise II

Carga Horária: 30 hs

A teoria Freudiana das Psicoses. A dinâmica da psicose no aparelho psíquico, diferenças entre Neurose e Psicose. A teoria lacaniana das psicoses. Os tipos de psicose e a clínica do psicótico. Psicose e transferência. Estudos de casos.

Freud e a Religião

Carga Horária: 30 hs

Os escritos de Freud sobre a religião. Religião e neuroses. Cerimoniais religiosos e atos obsessivos. A religião como produção de sentidos. Totem e Tabu. Moisés e o monoteísmo. Neurose demoníaca. Futuro de uma ilusão. Pfister e Freud. A ilusão de uma futuro. Lacan e a religião. Jung e a religião.

Psicanálise Infantil

Carga Horária: 30 hs

A criança e a psicanálise. Psicoses, neuroses e crianças. A psicanálise e o desenvolvimento infantil na aprendizagem. A questão da normalidade. Sexualidade infantil. A família, escola e sociedade frente aos distúrbios do comportamento. Técnicas de ludoterapia dentro da abordagem e escuta psicanalítica. Típicas da psicanálise kleiniana, winnicottiana, e bioniana.

A clínica com autismo e psicose em crianças

Carga Horária: 30 hs

A psicose infantil, formas de manifestação, sintomatologia e prognóstico, Bleuler (1911), grupo das esquizofrenias, casos de autismo; o distanciamento do contato com os pares da mesma faixa etária, a dificuldades na linguagem e comportamentos estereotipados. Autismo como psicose infantil; classificação de critérios diagnósicos citados no DSM-IV-TR e no CID-10 (Gadia, Tuchman,& Rotta, 2004). Autismo considerado uma quarta estrutura clínica, ao lado da neurose, da psicose e da perversão.

Psicanálise e as práticas em saúde

Carga Horária: 30 hs

Estudo da teoria psicanalítica e do método clínico para sua utilização em instituiçõe; delimitação do sofrimento psíquico e resposta ética; o atendimento da Saúde Mental no aspecto clínico visando à criação de novos espaços para a população carente no campo do tratamento psicológico; proposta para que o tratamento psicanalítico funcione como interrogação e proposta inovadora para os impasses na saúde, além de se colocar do lado da afirmação dos direitos humanos nas populações que se situam à margem da cidadania.

Conceitos fundamentais da psicanálise: pulsão e repetição

Carga Horária: 30 hs

Aprofundamento de conceito; pulsão como construto; estímulos fisiológicos e pulsionais; representações psíquicas da pulsão; os quatro elementos que caracterizam a pulsão sexual; os aspecto dinâmico da pulsão (pressão Drang); a finalidade da pulsão (Ziel); o objeto da pulsão (Objetk); a fonte da pulsão (Quelle); suas vicissitudes/destinos.

Didática do ensino psicanalítico 1

Carga Horária: 30 hs

História da didática; a construção do conhecimento; o psicanalísta didata; a aula de psicanálise; métodos de ensino da psicanálise; estratégias de ensino psicanalítico; o ensino a distância; avaliação da aprendizagem; plano de curso e plano de aula.

Didática do ensino psicanalítico 2

Carga Horária: 20 hs

Práticas em psicanálise didata; orientação e supervisão psicanalíticas; manuseio e pesquisa do DSM 5, e CID 10, questões de direito e a psicanálise.

Atividades Complementares


Seminários, visitas, técnicas, e workshops.


Tecnologia


É disponibilizado para os alunos 02 (dois) laboratórios de informática além de 03 (três) terminais de consulta na biblioteca.


Certificação


A certificação do curso será procedida pela Instituição Ensino Superior, conforme a habilitação concedida pelo Ministério da Educação.


Inscrição on line

Não perca tempo, faça sua inscrição agora.


Matricule-se já!