O que é o Instituto VerAlém?

Somos uma instituição que impulsiona o cuidado!
Possuímos natureza social, cultural e educacional, sem fins lucrativos, e sem distinção de sexo, cor, raça, religião ou condição sócio-econômica.


Qual é a proposta?

Nossa proposta é o desenvolvimento humano, priorizando as pessoas e suas relações inter e intrapessoais.


Qual é a missão?

Acolher pessoas que desenvolvam, de maneira contextualizada, o ensino e oportunidades de cuidado, por meio da instrumentalização de indivíduos interessados em contribuir para uma sociedade mais humana, pacífica, saudável e crédula em sua potencialidade.


Nosso nome

A escolha do nome foi muito especial, pois tivemos inicialmente a vontade de usar a palavra grega “aletheia”, que significa “verdade”, daí pensou-se em utilizar os termos com o mesmo significado em latim e hebraico. Ao colocar no papel as palavras veritas (latim), aletheia (grego) e emunah (hebraico), foi dada a sugestão de criar uma espécie de acróstico com o início dos três termos, daí chegou-se a VER – AL – EM. Foi quando percebemos que formamos uma expressão em português “ver além”, cujo significado possui enorme identificação com as ideias propostas pelos termos em seus respectivos espaços culturais.

Nas pesquisas sobre os termos, a filósofa Marilena Chauí, em seu livro “Convite à Filosofia” descreve o conceito do que seria “verdade”.

Diz a autora que verdade, para os romanos, teria um teor voltado para o passado. A palavra em latim seria veritas, ou a capacidade de descrição correta daquilo do que teria ocorrido e sido testemunha. Portanto, veritas seria a fiel descrição, a verdade.

Os gregos descreveriam a verdade como alétheia, ou a capacidade da descoberta, ou desvelamento, ver o nú do ser. Um teor mais voltado para o presente.

Os judeus, dariam à verdade um teor mais futuro. A palavra em hebraico seria emunah. Os judeus confiavam tanto nas promessas de Deus, que davam como perfeita verdade.

Concluímos então que VerAlém é ver a verdade em seu sentido mais amplo.

Diretoria

A Diretoria do Instituto VerAlém está organizada da seguinte forma:

Diretoria Estatutária
Diretoria Estatutária
Conselho Fiscal
Conselho de Ética
Demais Comissões


Thiago Fonseca
(Diretor Geral)

Jane Louise
(Diretora Administrativa)

Sergio Gil
(Diretor Pedagógico)

Elisa Rocha
(Secretária)