ARTIGOS E NOTÍCIAS

Sexta Feira, 04 de setembro de 2018

Psicanálise do século XXI

Um pouco de Freud na atualidade.


Sidney Pires

Psicanalista

A base da psicanálise é freudiana, e mesmo com mais de 100 anos de existência ela não está obsoleta. Freud ofereceu um ferramental surpreendente para o estudo do psiquismo com vistas ao alívio das angústias humanas. O saber psicanalítico é visto atualmente fluindo em vários territórios e campos do saber, se fazendo presente nas universidades, empresas, hospitais, consultórios, nos dispositivos da justiça, escolas, igrejas etc.

Fazemos uso de uma teoria, ou conhecimento centenário e alguns declaram de forma equivocada que a psicanálise está ultrapassada pelas novas descobertas da “Ciência”, mas não é possível invalidar os alicerces da obra de Freud.

A Psicanálise continua sendo uma excelente e eficaz forma de análise psíquica. No entanto, vive-se um tempo de novas subjetivações e sintomas. O século XXI se faz presente, com novas formas de amar, de lidar com o outro, de lidar com o corpo e também novas formas de padecer, mas com o ser humano igualmente angustiado como quando da origem da psicanálise.